23 de mar. de 2011

Estudantes se reúnem com Secretário Estadual de Educação


Em conjunto com representantes da UNE e da UPES, o presidente da UEE –SP, Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro, se encontrou com o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Hermam Voorwald.
Após 17 anos sem diálogo, o novo Secretário Estadual de Educação, Professor Hermann Voorwald esteve com as entidades estudantis apresentando suas diretrizes para a pasta e ressaltando a importância do governo manter relações democráticas com os movimentos sociais. Entre as diretrizes, o Secretário ressaltou a importância da valorização dos profissionais de educação superando políticas verticais que tornavam esses profissionais objetos e não sujeitos do processo educacional e, também falou do desafio a que se propõe que é colocar o estado de São Paulo entre os melhores sistemas educacionais do mundo.
Os estudantes apresentaram ao secretário a necessidade de se construir um Plano Estadual de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação e das contribuições que as entidades estudantis junto a outras organizações do movimento educacional podem oferecer na sua elaboração. Além disso, apresentaram o Projeto de Emenda Constitucional que vincula parte do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e sua tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo. O Secretário, que antes era reitor da Unesp, recebeu a proposta positivamente e colocou a Secretaria a disposição para auxiliar no que for possível a tramitação da PEC do Pré-Sal.
O Presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro, avaliou a reunião como positiva: “Depois de mais de uma década sustentando uma postura unilateral ficamos satisfeitos em retomar o diálogo, todos os gestores públicos deveriam cumprir esse compromisso em receber a sociedade para ouvir o que seus cidadãos e cidadãs têm a dizer. Os estudantes têm importantes contribuições para dar na retomada da qualidade de ensino em nosso estado e a retomada deste canal é fundamental para isso”.

Um comentário: